Imposto de Renda como doar

Para fazer a doação de parte do seu Imposto de Renda direto no programa da declaração IRPF, da Receita Federal, faça conforme o passo-a-passo do exemplo a seguir (clique na imagem das telas para ampliá-las e ver os detalhes, destacando que foram colocadas tarjas para ocultar os dados pessoais do exemplo utilizado neste tutorial).

                           >> Baixe o programa da declaração IRPF no site da Receita Federal <<

É importante destacar que a doação deve ser feito depois da declaração estar completamente preenchida e somente é possível fazer a doação para declarações POR DEDUÇÕES LEGAIS e não por Desconto Simplificado, conforme tela abaixo.


Seguem as telas:


Passo 1: A declaração deve ser "Por Deduções Legais".


Passo 2: Após a declaração completamente preenchida, com todos os dados inseridos, vá na barra lateral de opções e, em RESUMO DA DECLARAÇÃO, clique em DOAÇÃO DIRETAMENTE NA DECLARAÇÃO - ECA.


Passo 3: Para cadastrar sua doação, selecione o Tipo de Fundo como MUNICIPAL. Depois escolha o Estado "SP - São Paulo" e a cidade de "ADAMANTINA".


Passo 4: Digite o VALOR que você deseja doar, destacando que o próprio programa calcula qual é o valor máximo possível para doação do imposto a pagar/pago (veja no lado direito da tela). E clique em OK para encerrar. Por isso é importante preencher toda a declaração antes, pois somente assim o programa conseguirá calcular quanto você pode doar, com base no quanto terá a pagar ou pago/retido na fonte.


Passo 5: Na barra lateral, ainda no Resumo da Declaração, clique em CÁLCULO DO IMPOSTO e veja que o valor da doação já entrou no campo DEDUÇÃO DE INCENTIVO.


Passo 6: A seguir, na barra lateral, entre na opção IMPRIMIR e clique em DARF - DOAÇÕES DIRETAMENTE NA DECLARAÇÃO - ECA para gerar a DARF da sua doação (destacando que, mesmo doando parte do IR retido na fonte, precisa-se pagar a DARF e receber o valor de volta na restituição).


Passo 7: Após clicar na opção DARF - DOAÇÕES DIRETAMENTE NA DECLARAÇÃO - ECA, irá abrir a página de seleção e visualização da guia. (Selecione o nome do contribuinte e clique em OK).


DARF: O sistema irá gerar um DARF (como no exemplo abaixo) - sob o código 3351 -, que é uma guia para pagamento até o último dia possível de recolhimento na rede bancária. Se você tiver imposto a pagar (e não tiver apenas retido na fonte) também terá outro DARF a gerar (do imposto restante) para gerar no menu Impressões.

Final: O último passo é nos informar a respeito da sua doação, para poder nos ajudar no controle desse canal de doações, enviando as seguintes informações para o e-mail creia.inst@gmail.com:

  1. nome, CPF ou CNPJ do depositante;
  2. data do pagamento e valor do DARF;
  3. identificar o beneficiário da doação, que pode ser um destes: Instituição Solidária Carlos Pegoraro.

Agradecemos sua doação e também o quanto mais você puder divulgar este tutorial.